Sindicato dos Bancários de Rio do Sul
(47) 3521-0668
seebrsl@bancariosriodosul.com.br
acompanhe
SERVIÇO
Bancário, você conhece seus direitos?  

 

 

Muitas conquistas fazem da convenção de trabalho dos bancários uma das melhores do país

 

Os mais de 420 mil bancários brasileiros são detentores de uma das melhores convenções coletivas de trabalho do país. E não é à toa. A categoria sempre esteve na vanguarda do movimento sindical graças à capacidade de organização e mobilização.

 

São direitos conquistados e garantidos ano após ano com muita luta. Muitos, no entanto, teimam em chamar essas conquistas de “benefícios”, termo muito mal aplicado. Afinal, os banqueiros não dão nada de graça e tudo que os bancários conseguiram foi arrancado em suadas campanhas salariais.


Além de saber de tudo isso, o bancário precisa se apropriar desses direitos, conhecê-los para poder exigir que sejam cumpridos.
Dois exemplos de conquista que surgiram em 1997 como uma das formas de encarecer e dificultar as demissões que aconteciam em massa à época são a verba para requalificação profissional e a indenização adicional.


Requalificação profissional – O valor está atualmente em R$ 

 

O bancário demitido tem direito à verba para cobrir gastos com cursos. O ex-empregado tem até 90 dias, contados da data da dispensa, para requerer esse direito ao banco. O pagamento é feito diretamente à empresa ou entidade promotora do curso, após receber do ex-empregado as informações necessárias: identificação da entidade, natureza do curso, sua duração e a forma de pagamento. O banco pode optar por fazer o reembolso diretamente ao ex-empregado.

 

Indenização adicional – Para dificultar as demissões sem justa causa, os trabalhadores conseguiram o pagamento de indenização adicional de acordo com o tempo de vínculo empregatício.

 

Igualdade – Em 2000 os bancários foram a primeira categoria a ter garantida no contrato de trabalho a igualdade de oportunidades profissionais, independentemente de sexo, raça, religião, opção sexual etc.

 

Esses e muitos outros direitos estão entre as mais de cem cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.

 

Ela pode ser consultada no site do Sindicato:  ACORDOS / 2013/2014

Endereço
Rua XV de Abril , n°100 - 3º Andar
Centro - 89160-161 - RIO DO SUL - SC
Contato Telefone: (47) 3521-0668
seebrsl@bancariosriodosul.com.br
Todos os direitos reservados - Sindicato dos bancários de Rio do Sul e Região - 2014